MUAY THAI

O Muay Thai é uma arte marcial que foi criada na Tailândia há mais de 2.000 anos com o objetivo de defender a população em períodos de guerra. Conhecida como a luta das oito armas, utiliza punhos, cotovelos, joelhos e pés para deferir os golpes contra os oponentes.

Em seu país de origem é o ganha pão de muitas pessoas, que colocam seus filhos para praticar desde criança para participar de campeonatos, tradicionais por lá como o futebol é por aqui. No Brasil também é conhecido como Boxe Tailandês.

Em Uberaba o Muay Thai começou a ser disseminado pelo mestre André Coelho e posteriormente pelo seu pupilo, o mestre Ilton Donizete, que hoje é referência nessa arte marcial. Logo depois veio a professora Mariana Rodrigues, que também se tornou referência no esporte por ser uma das primeiras mulheres a dar aulas de Muay Thai, participar de campeonatos e por todos os títulos que já conquistou, nacionais e internacionais.

Há 15 anos o método de ensino do Muay Thai era mais agressivo, propenso a lesões dos praticantes principalmente por não haver investimento das academias em equipamentos de proteção. Nessa época a maioria dos alunos eram homens, também pela fama de ser um esporte violento. Com o passar do tempo e de sua disseminação, muita coisa mudou. Começaram a perceber o potencial do Muay Thai no sentido de benefícios para a saúde e para o físico.

Por ser um treino que queima muita caloria, contribui para definição muscular, principalmente da região abdominal, alivia o estresse e melhora muito o condicionamento físico, foi tendo a adesão cada vez maior de mulheres, tanto no sentido de pratica como atividade física apenas, como na intenção de participação em campeonatos. Além disso, as academias perceberam o potencial financeiro desse esporte e começaram a melhorar seus espaços e oferecer maior segurança aos praticantes.

Atualmente o Muay Thai é praticado com diferentes objetivos. Alguns o procuram apenas pela parte estética e de condicionamento, como uma possibilidade fitness.

Outros já o utilizam para aprender a se defender. E alguns ainda o entendem como uma técnica eficaz de combate, com o intuito de participar de campeonatos de luta, que ganham cada vez mais espaço. O Upper consegue agregar todos os públicos que o Muay Thai tem nesse momento de sua história, e tem essa arte marcial como carro chefe entre as suas modalidades.

Sobre a Professora Mariana Rodrigues de Carvalho é Bacharel em Educação Física e graduada em Licenciatura na mesma área. É pós-graduada em Treinamento Personalizado, faixa preta de Muay Thai/KickBoxing e faixa azul de Jiu Jitsu.

Possui mais de 10 anos de experiência como professora de artes marciais e diversos títulos como atleta, sendo os principais:

  • Campeã Sulamericana e Panamericana de KickBoxing;
  • 03 vezes campeã mineira e brasileira de Muay Thai;

Além de aulas em grupo, Mariana ministra treinos individuais como Personal Fight. Há quase cinco anos se tornou empresária, estando à frente do Upper Fight Club.